A Mistura do Sagrado e do Profano na Igreja

IIRe 17.28-33 – Veio, pois, um dos sacerdotes que eles tinham transportado de Samária, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor. Todavia as nações faziam cada uma o seu próprio deus, e os punham nas casas dos altos que os samaritanos tinham feito, cada nação nas cidades que habitava. Os de Babilônia fizeram Sucote-Benote; os de Cuta fizeram Nergal; os de Hamate fizeram Asima; os aveus fizeram Nibaz e Tartaque: e os sefarvitas queimavam seus filhos no fogo e a Adrameleque e a Anameleque, deuses de Sefarvaim. Temiam também ao Senhor, e dentre o povo fizeram para si sacerdotes dos lugares altos, os quais exerciam o ministério nas casas dos lugares altos. Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus próprios deuses, segundo o costume das nações do meio das quais tinham sido transportados.

Estamos assistindo hoje o mesmo episódio que aconteceu com os moradores babilônicos em samaria, estavam adorando o deus errado no lugar certo. Queriam servir ao Senhor sem deixar seus antigos deuses. Queriam cultuar ao Deus de Israel sem deixar suas crendices babilônicas.

A INFILTRAÇÃO DO PAGANISMO NA IGREJA

Assim como na igreja primitiva que passou por um período obscuro e sombrio, onde o paganismo e a idolatria imperavam, estamos enfrentando em nossos dias os mesmos desafios. O misticismo oriental e outras seitas pagãs estão impregnando o mundo. Hoje o paganismo não persegue mais os fiéis , mas os seduz através de propostas hedonistas

Meios utilizados para nos afetar:

a) TV e Internet – O espiritismo e o ocultismo estão em grande porcentagem das produções Hollywoodiana – Filmes como Star Wars incita o espectador a buscar o deus que está dentro de si, “A Força”, Uma sutil e subliminar mensagem Gnóstica que só os “Iniciados”, os “ Iluminados” “ Aeons ” “ Gedays ” têm condições de usufruí-la. Sl 101.3-4 – 2 Portar-me-ei sabiamente no caminho reto. Oh, quando virás ter comigo? Andarei em minha casa com integridade de coração. 3 Não porei coisa torpe diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apagará a mim. 4 Longe de mim estará o coração perverso; não conhecerei o mal.

b) Jogos de Vídeo Game – É bem verdade que, a não ser por insanidade, o vídeo game entrará na Igreja, mas sendo o lar o centro formador da Igreja vale elencá-lo aqui. Conhecido como entretenimento , os jogos e desenhos animados também são difusores de mensagens subliminares pagãs e veículos agregadores da Nova Era.. Certa vez, em um culto infantil ao final da mensagem foi feita uma oração direcionada às crianças que assistiam a um determinado desenho animado japonês, várias delas manifestaram possessão demoníaca.
Second Life – Jogo que possibilita a pessoa viver uma outra vida virtual com outra identidade.
Sins – (pecados em Inglês) Existe uma versão nova que possibilita o jogador estabelecer relacionamentos entre personagens, inclusive sexuais, em diversas situações as mais inusitadas.

c) Culto aos Anjos – No princípio da Igreja Cristã os falsos mestres ensinavam que para se ter comunhão com Deus era necessário adorar e reverenciar aos anjos como mediadores. A bíblia nos adverte que os anjos são servos de Cristo e daqueles que mantém o “testemunho de Jesus”, portanto não devem ser adorados (Cl 2.18; AP 19.10; 22.9).

d) Igreja Gay – As portas do inferno não se contentam em atacar a igreja apenas na área doutrinária. Elas querem justificar práticas e comportamentos que são totalmente contrários aos princípios bíblicos de santidade, e do sentido espiritual do corpo humano, bem como distorcer os ensinos cristãos sobre sexualidade. A bíblia condena, de modo veemente, e muito claro, a prática homossexual.

Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; (Rm 1.26-29)

e) Teologia da Prosperidade – Homens são deuses! Diz Hagin; “ Você é tanto uma encarnação de Deus quanto Jesus Cristo o foi…” (Hagin, Word of faith, 1980, p. 14). “Você não tem um deus dentro de você. Você é um Deus” ( Kenneth Copeland) Diante desses ensinos pode-se entender porque os adeptos da doutrina da prosperidade pregam que podem obter o que quiserem, nunca sendo pobres, nunca adoecendo. É que se consideram deuses! Esse tema insere-se no âmbito da “promessas da doutrina da prosperidade”. Seguindo essa doutrina, o cristão tem direito à saúde e riqueza; diante disso, doença e pobreza são maldiçoes da lei. Adotam a chamada “confissão positiva”, segundo a qual suas palavras têm poder.

f) Músicas – A música sacra deve tocar o mais profundo da alma e saciar as expectativas do espírito. Rock , Heavy Metal, Axé music (este gênero musical teve sua origem nos terreiros de Umbanda e Candomblé), e outras, não atendem a estas expectativas, ao contrário tem o poder de deprimir e angustiar tanto a alma como o espírito do homem. Nadabe e Abiu morreram diante do altar por oferecerem uma adoração indevida a Deus (Fogo estranho). Hoje, muitos estão mortos espiritualmente, pelo mesmo motivo. ( Lv 10.13).

g) Elementos Místicos no Culto – Como visto acima no animismo, está arraigada, na alma do homem, a materialização daquilo que ele crê, e a atribuição de poderes místicos a estes objetos (Hierofania) . Alguns movimentos chamados evangélicos, em nome de uma “estratégia”, se utilizam de elementos tais como: Água, Sal, Folhas (principalmente Arruda, onde no espiritismo se acredita ter esta planta poderes de “quebranto”), Óleos, Rosas, Urina, etc, como parte essencial do culto. Os seus dirigentes em algumas ocasiões se vestem com roupas brancas e têm à tiracolo um “ex integrante” de algum movimento espiritualista, que passa a ser o consultor do momento do “descarrego”.

Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (IICo 5.17)

O RELATIVISMO.

Teoria filosófica segundo a qual não existe uma norma moral ou ética válida para todas as pessoas. Cada um vive conforme as regras que estabeleceu para si mesmo. Assim, há uma ética para o cristão, outra para o ateu e uma terceira para os que não se enquadram nas anteriores. Não existem, segundo este pensamento nefasto, valores, normas ou verdades que sirvam para todas as pessoas em todos os lugares.

Os preceitos do Senhor são Universais, Absolutos e Imutáveis.

Lc 21. 31-36
Assim também vós, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo isso se cumpra. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.

“Ensinar não é cortar as asas, e sim orientar o vôo”

Pr Armando Taranto Neto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. BASTIDE, Roger, Elementos de Sociologia Religiosa, Rio de Janeiro – RJ, 1990

2. CPAD, Bíblia de Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro, 2004.

3. DAMIÃO, Valdemir, História das Religiões 1ª ed. CPAD, Rio de Janeiro – RJ, 2003.

4. ELIADE, Mircea, Tratado de História das Religiões, Ed. Asa, 2004.

5. KREEFT, Peter & Tacelli, Manual de Defesa da Fé, Apologética Cristã, 1ª ed. Ed. Central Gospel, Rio de Janeiro – RJ, 2008.

6. RENOVATO, Elinaldo, Perigos da Pós Modernidade 1ª Ed. CPAD, Rio de Janeiro – RJ,
2006.

Comente!

5 Comentários

  1. ULISSES

     /  26 de junho de 2010

    A Paz do Senhor Pastor Taranto.

    Gostei muito da mensagem exposta.
    Que Deus continue lhe abençoando.

  2. Lázaro

     /  24 de julho de 2010

    A Paz do Senhor Jesus Cristo,

    Gostaria de uma melhor explanação sobre os elementos místicos que heje, infelizmente, passaram a fazer parte do culto de algumas denominações.
    Tenho realizados pesquisas pela internet, o material é muito vasto e nem sempre muito confiável, mas sincerimente acredito que até mesmo nossa denominação esta sofrendo com tais rituais misticos em seus cultos, que já não tem como figura central a Santa Trindade e não se fala mais da morte vicária de Cristo Jesus, mas dá-se muito mais ênfase às palavras proféticas, visões, revelações, marketing pessoal e, vendas de objetos, etc.
    O que está acontecendo a final de contas?

  3. Caro Lázaro, a Paz do Senhor Jesus Cristo.
    Verdadeiramente a profanação em nossas igrejas têm sido tão grande que ficamos perplexos a ponto de perguntarmos; Senhor, Tu estás vendo tudo isso? Tome uma providência!
    Estão levando touro mecanico para dentro do templo na época da malfadada festa Junina e dando uma roupagem de festa do milho, arraia do cristão ou outro título que nada mais é do que a vontade camuflada de voltar ao vômito ou espojadouro de lama da época em que não conheciamos a Cristo. Está faltando é conversão! Conversão é mudança de rumo, tem que ser 180°. A igreja envereda pelo caminho do paganismo quando falta o alimento verdadeiro. Infelizmente no entendimento destes líderes a mensagem da cruz espanta a “freguesia”, por isso preferem o evangelho morno, aquele que não causa impacto, mas acaricia os egos. Cabe então a nós esta árdua responsabilidade de confrontar os “DESVIADOS” de nossas igrejas a voltar ao caminho da verdade que conduz à salvação. Esteja pronto para ser lançado aos calabouços e às cisternas; contudo é melhor agradar a Deus do que aos Homens.

  4. Juan Jose de souza rocha barboza

     /  1 de outubro de 2010

    HOLA TARANTO COMO ESTAS ESTAVA MIRANDO TU BLOG I TE PREGUNTO QUE SIGNIFICA LA IMAGEN QUE ESTA AL PRINCIPIO DIOS TE VENDIGA

  5. Hola hermano Juan. Já foi solucionado o problema, obrigado pela observação. Deus te abençoe sempre.
    Taranto

Comente!