COMO SABER SE SOU VÍTIMA DE LAVAGEM CEREBRAL?

Por: Pr Armando Taranto Neto

Segundo uma definição popular Lavagem Cerebral (também conhecido como Reforma de pensamento ou Reeducação) é qualquer esforço constituído visando premir (oprimir) certas atitudes e crenças de uma pessoa – crenças consideradas indesejáveis ou em conflito com as crenças e conhecimentos das outras pessoas. Motivos para a lavagem cerebral podem incluir o objetivo de afetar o pensamento e comportamento do indivíduo que o sistema de valores padrão considera indesejável.
No aspecto religioso cristão, dentre várias características da lavagem cerebral elencamos algumas:
a) Quando os fiéis são confrontados com os desvios doutrinários da seita que seguem jamais admitem a culpa, preferem ofender, debochar e até mesmo chegarem a vias de fato contra aqueles que se opões às suas heresias;
b) Devido ao “Analfabetismo Bíblico” que possuem tornam-se facilmente manipuláveis, se transformam em “massa de manobra” de seus inescrupulosos líderes, sendo assim, o que ouvem aplicam como verdade absoluta e inquestionável, por mais absurdo que possa parecer;
c) Sentem-se seguros por terem em suas congregações “Intelectóides”, mestres, doutores e pós-doutores, acreditando que seria impossível aos tais serem vítimas de manipulação. Pobres perdidos! Se esqueceram o que Jesus nos ensinou no evangelho de Mateus 11.25-27:
“25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

O evangelho não é interpretado exclusivamente pela capacitação racional ou preparo acadêmico, muito pelo contrário, a Verdade do Evangelho de Cristo se dá nas dimensões do Espírito, e isso não é privilégio de doutores segundo o conceito do mundo, mas daqueles que Nasceram de Novo, da Água e do Espírito; “…e conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará…” João 8.32.
A bem da verdade, líderes de algumas seitas heréticas começaram muito bem, mas no decorrer da jornada foram seduzidos e corrompidos por Mamom, sucumbindo aos seus encantos nefastos.
d) Ficam transtornados quando encontram provas ou são despertados sobre as mentiras e enganos de sua seita, entretanto, ignoram por completo todas as evidências e fatos apresentados, optando por vomitarem seu ódio insano em detrimento da razão;
e) Para os tais a vontade de Deus pode ser interpretada como o apetite voraz, imoral e hedonista de seus líderes; sentem-se abençoados por serem espoliados enquanto seus líderes enriquecem;
f) Como não possuem argumentos, devido a supra-citada ignorância Bíblica, e por outro lado não terem como negar ou refutar as aberrações de sua seita, a saída é se utilizar de respostas evasivas ou a violência;
g) Os cultos de sua seita possuem mensagens que trabalham no controle da mente e convencem seus adeptos de que enquanto estiverem no sistema estarão livres do mal, contudo, se por ventura deixarem o movimento serão vítimas de tragédias e maldições. Os membros também são enlaçados e forçados a estarem diariamente no templo, não para orarem ou estudarem a Palavra, mas para que possam ser engodados e extorquidos em troca de pseudo promessas.
Jesus não nos chamou para o enriquecimento financeiro (embora eu creia veementemente que o Senhor é todo poderoso para nos agraciar com toda sorte de bênçãos), mas para a salvação de nossa alma do pecado; enriquecimento e possessão de “coisa materiais” não são o foco nem o fim do Evangelho da Bíblia, leia-a e serás liberto de toda a manipulação.
h) Tem seus pensamentos controlados e formatados, não lhes é autorizado ler material ou ter contato com pessoas que professem idéias conflitantes às da seita. Existem casos de membros que foram separadas ou isolados de amigos e familiares.
Por agora bastam estes convincentes argumentos.
Se durante a leitura te sentiste contrariado, pode ser um claro sintoma de que tu tens que rever os teus conceitos. Veja o que o apóstolo Paulo nos ensinou:
I Timóteo 6:10, 11 – “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
Colossenses 2
4 Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
5 Porque ainda que eu esteja ausente quanto ao corpo, contudo em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai,
7 arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.
8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;”

Qual Evangelho tu tens seguido? O de Jesus ou o dos homens?

Previous post
Comente!

2 Comentários

  1. Pastor Taranto, preciso lhe falar. Qual o seu email?

  2. Marcos Aurelio

     /  4 de setembro de 2013

    A Paz do Senhor Fratello mio. Foi bom encontrá-lo escrevendo de maneira tão arrojada e livre sobre as coisas do reino. Fiquei muito feliz em saber de seu paradeiro. Pr. Marcos Aurélio-RJ (seu fratello “negão de mara” kkkk). Fique na doce e abençoada Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Comente!